Portal da Transparência

Carta de Serviços

Carta de Serviços

A Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de transparência e compromisso da Administração Pública com a qualidade dos serviços que presta à sociedade. Ela tem como objetivo informar o cidadão sobre quais serviços são oferecidos por determinado órgão ou entidade pública, como acessá-los, quais os prazos de atendimento, documentos exigidos, e quais os padrões de qualidade assumidos.

Características principais da Carta de Serviços:

Finalidades da Carta de Serviços ao Cidadão:

  1. Estabelecer compromissos públicos de qualidade na prestação de serviços.
  2. Estimular o controle social, permitindo ao cidadão fiscalizar e cobrar.
  3. Garantir o direito do cidadão a serviços públicos com padrões de qualidade.
  4. Promover a avaliação contínua da gestão e monitorar o desempenho, com uso de indicadores.
  5. Divulgar os serviços oferecidos e os compromissos assumidos pelos órgãos públicos.
  6. Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na Administração Pública.

Base Legal: